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Nova Rota da Seda Séc. XXI


Porto de Setúbal


O Porto de Setúbal situa-se na foz do Rio Sado, a cerca de 40 km de Lisboa, no sul de Portugal, país especialmente vocacionado para a economia do mar, devido à sua localização estratégica no cruzamento das rotas marítimas Norte-Sul e Este-Oeste. Assim, para além das actividades do transporte e logística de mercadorias, é também dada especial atenção à pesca, à aquicultura, à náutica de recreio e proximamente, aos cruzeiros.


Porto Setúbal_PtVista Panorâmica (Nascente-Poente) de Setúbal

Trata-se de um porto aberto praticamente todo o ano (com uma incidência de problemas de barra fechada, de cerca de uma vez a cada três anos) e com características naturais que permitem um perfeito planeamento das operações, especialmente utilizado para a exportação (cerca de 67% das mercadorias movimentadas). São cerca de 300 ha de infraestruturas, 11 km de comprimento e 12 terminais, públicos ou privados, em operação constante. Está certificado pelas normas ISO 9001, ISSO 14001 e OSHAS 18001 e integra a rede ECOPORTS.


Porto Setúbal_PtVista Panorâmica (Sul-Norte) de Setúbal

É já um dos portos mais competitivos da Costa Atlântica Europeia.


Porto Setúbal_PtVista do Porto de Setúbal

Na região de Setúbal, que é um dos principais polos industriais/logísticos do País, englobando o 2º e o 4º concelhos mais exportadores do País, podem encontrar-se, por exemplo, a Autoeuropa (Volkswagen), a Siderurgia Nacional (produção de aço), a Portucel (fábrica de papel e pasta), a GALP (petróleo e sua refinação), a Lisnave (maior estaleiro naval nacional), a Alstom (multinacional de metalomecânica), a José Maria da Fonseca (produção de uva e fabrico de vinho) e a SAPEC (agrobusiness e química), todos fortemente dedicados à exportação e grandes utilizadores das condições do porto. Devido à variada e extensa lista de empresas localizadas na zona é possível, sem grandes constrangimentos, encontrar mão de obra especializada de muito boa qualidade. Aliás, uma das principais variáveis diferenciadoras de Portugal reside, exactamente, na boa qualidade da sua força de trabalho, a um custo bastante competitivo, permitindo níveis de performance iguais aos melhores da Europa. Com o projecto de expansão em curso para o porto de Setúbal, que agora já permite operações de deepsea para navios RO-RO (é o líder nacional), vai-se poder proporcionar também este tipo de serviço para todos os tipos de navios, uma vez que a barra do porto será dragada até -16 m de profundidade (chart datum) e o canal de acesso Norte até -14,7 m (chart datum), estando prevista a sua conclusão para o final de 2017.


Porto Setúbal_PtCaracterísticas da expansão do Porto de Setúbal (Fonte: APSS)

Com este projecto, a desenvolver em três fases, a previsão é de que o porto de Setúbal, verá aumentada em mais 72 ha a área do seu cais e 1.900 m a sua extensão, para além do cais do Blueatlantic com 27 ha e 800 m de extensão. A actual capacidade de 500.000 TEU/ano passará para 2 milhões TEU, sendo de prever também um forte aumento das actuais 8 milhões ton de carga geral e granéis e dos actuais 6.300 comboios movimentados por ano.


Porto Setúbal_PtExpansão do Porto de Setúbal (Fonte: APSS)

Acresce, que o plano de desenvolvimento da linha de caminho de ferro que ligará Sines, a Setúbal e a Badajoz (Espanha), já em curso também, irá reduzir o tempo de transporte em cerca de 2 horas acarretando uma acentuada redução de custos, estando prevista a sua conclusão para o final de 2019. Este projecto, depois de concluído, permitirá a manobra de comboios com 750 m de comprimento, o que representará um acréscimo de quase 70%, face à actual situação. Com esta ligação, o porto de Setúbal passará a ser o 2º mais próximo de Madrid podendo, assim, dizer-se que o hinterland deste porto passará a ser a Península Ibérica e não mais só Portugal. Está também em estudo o projecto da Marina de Setúbal e está prevista a entrada de cruzeiros de média e pequena dimensão, que tirarão partido do alargamento do cais que ficará concluído em 2016. Devemos também enfatizar as excelentes condições de vida que se podem usufruir nesta região, não só pela sua extraordinária beleza natural, como pela simpatia das suas gentes e os bons acessos rodoviários, a boa comida, o bom vinho e os óptimos resorts e campos de golfe.

Elaborado por: Fernando Fernandes e Luis Fernando Cruz